RSS

sábado, 6 de março de 2010

The ugly truth (about bacon)



Ok folks, o que seria do mundo sem o bacon? Procurei bastante na internet sobre o surgimento do bacon, origem do bacon, história do bacon e não encontrei nada de útil, só que até meados do século XVI bacon queria dizer, em inglês, porco, porém através dos conhecimentos adquiridos nesses anos de estudo, deduzo que o bacon (assim como as outras carnes que chamamos de secas e curadas) foi “inventado” com o intuito de aumentar o tempo vida útil do produto, ou seja, para ter-se mais bacon o ano todo! Assim sendo o bacon passa por dois processos importantes para manter-se disponível o ano inteiro para as nossas mais deliciosas refeições! Um deles é a salga, que é utilizada à séculos por ativar o processo de osmose com as bactérias presentes e conferir sabor. O outro é a defumação que, apesar de conferir decliciosos aromas para o alimentos, também conserva (abaixa a Aa) e bom, possui alguns compostos químicos "malvados".

Por isso hoje temos ovos com bacon, batata frita com bacon e catupiry, chateubriant bardeado com bacon, x-bacon... Bacon frito, assado e cru!!! Ode ao bacon! Bacon is the world!

Segundo a tecnologia bacon é um produto cárneo industrializado obtido do corte da parede abdominal dos suínos, do esterno ao púbis, com ou sem costelas, com ou sem pele, adicionado ou não de aditivos e tratado com processo térmico específico: a defumação. (SENAI, 2010) Clara, não? Mas quando se imagina um bacon:



Logo vem a definição de que bacon, segundo a gastronomia, é uma peça de corte suíno com grande porcentagem de gordura que confere sabor e textura nas preparações em que é adicionado. Ou para os mais fanáticos em dieta: bacon é um pedaço de porco com pouca porcentagem (40% no máximo) de carne, porém utilizado nas mais gordurosas formas. Como não estamos preocupados com a quantidade descomunal de LIP ingeridos, vamos esquecer esse conceito!

Vê-se muito a utilização do bacon na Cuisine du terroir na França, também todo o resto do porco! Normal na França: muita carne de porco. Assim, em geral o bacon é adicionado na maioria das preparações que possuem qualquer tipo de carne (de origem animal) no meio!

Gastrológicos que me perdoem, mas se pedirem para imaginar uma carne sem gosto a minha primeira escolha seria o filet mignon. Até parece aquele boi que acabou de sair da sala de abate e não permaneceu no tempo de maturação. Logo, pela parte tecnológica, todo o músculo para se tornar carne (= animal virar peça de carne que compramos em super-mercados) eles precisam passar um tempo se digerindo (yew... maturando soaria melhor) para que sejam liberados os compostos por meio de hidrólise (glicogênio = ATP + glicose) e outros flavors provenientes de uma reação com íons de Ca. Então, para dar sabor a coisas insossas bacon! Mignon só faz sucesso por causa do bacon, vide as churrascarias! Digam a verdade, o que é melhor: x-burger, x-salada ou x-bacon? E sorvete de bacon? Existe! Perguntem para o chef do Fat Duck! Um dos molhos para massas mais famosos do mundo é o carbonara e adivinhem? Vai bacon! Assim como em grandes preparações pelo mundo: feijoada, cassoulet, boeuf bourguinon (?), virado a paulista, bacon and eggs e até em pratos que não são caracterizados pelo bacon, como é o caso do leitão da bairrada (Oh, yes... a BIG bacon). Não duvido nada que Morimoto-San não tenha inventado o bacon-sushi ou niguiri-bacon.

OK, o bacon pode não ter muito uso nem aplicações tecnológicas (embutidos), mas está aqui a maioria das informações que consegui reunir!!! And... That's all folks, the ugly (but tasty) truth about bacon!!!


Curiosidade:
No século XII uma igreja na cidade de Dunmow (Inglaterra) disse que daria um pedaço de bacon a qualquer homem que jurasse não ter brigado com a mulher por um ano e meio! Ok, se isso fosse atualmente, nenhum homem ganharia bacon!

2 comentários:

  1. Legal, agora já posso comer mais BACON!

    ResponderExcluir
  2. O porco é um animal esperto! Só vacilou na hora de nascer tão saboroso...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...