RSS

sábado, 16 de abril de 2011

Época de Páscoa, época de Pessach I

Época de Páscoa...



Estamos em uma época do ano diferente para várias religiões, algumas não a comemoram, outras sim e em datas diferentes. Nesta primeira etapa vou falar sobre a Páscoa Judaica, chamada de Pessach, a festa da libertação.

A história do Pessach é um pouco diferente da Páscoa cristã, eles comemoram a saída do povo da judéia do Egito, que era o local de escravidão do povo, através do Mar Vermelho. É a recordação da liberação e do castigo de Deus sobre Faraó que foi instituído para todas as gerações o sacrifício de Pessach. O Pessach é a mais importante das festas judaicas, e cada um tem por mandamento narrar para as futuras gerações esta libertação.

Segundo a tradição o primeiro Pessach foi realizado em 3500 quando, de acordo com a Torá (livro que contém os princípios e ensinamentos do judaísmo), Deus enviou as Dez Pragas do Egito. Mas antes da destruição da décima praga, o Moisés foi instruído a pedir para que cada família sacrificasse um cordeiro e molhasse os mezuzót das portas com o sangue do cordeiro, para que não houvesse a morte dos primogênitos da família. Quando chegou a noite, os hebreus comeram a carne do cordeiro, com matzá (o pão ázimo) e ervas amargas (como por exemplo a endívia). Então quando a noite veio, um anjo feriu fatalmente todos os primogênitos que estavam no Egito, desde os animais até mesmo os da casa do Faraó. Então o Faraó, com medo do que mais fosse ser destruído pela ira de Deus libertou o povo de Israel para o deserto; essa passagem é chamada de Êxodo.

O Pessach não é como a Páscoa cristã que dura um dia, o domingo de Páscoa, ele tem início no dia 15 de Nissan - data do calendário judeu - este ano o início do Pessach será dia 18 de Abril, com o primeiro Seder.

--
Após horas e horas de pesquisa, isso foi um pouco sobre a história do Pessach, no próximo capítulo, as etapas e cerimônia do Seder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...