RSS

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chocotec I - substâncias estranhas

Agora vem a parte interessante da coisa!

Segundo a FDA (Food and Drug Administration em 2007) o chocolate, para ser chamado de chocolate, deve conter massa de cacau, açúcar, manteiga de cacau e SÓ! É muito difícil hoje encontrarmos pelos mercados um chocolate DE VERDADE. Hoje – na verdade já faz um tempo – o chocolate é misturado a emulsificantes como a lecitina de soja e a extratos/aroma como o de baunilha.

A massa de cacau – o ingrediente fundamental da coisa toda – possui aproximadamente 54% de gordura (com margem de erro de 4% para mais ou para menos, sendo 54% o valor da gordura de uma semente), 17% de carboidratos, 11% de proteínas, 6% taninos (substância polifenólica que confere certa adstringência, muito encontrado em plantas como proteção, aquela sensação de banana verde), 15% de teobromina (estimulante parente da cafeína que tem ação no sistema nervoso central acelerando os movimentos cardíacos) e 11% de feniletilamina (substância de efeito estimulante, derivada da reação enzimática sobre o aminoácido fenilalanina).

Além de possuir outras substâncias importantes como antioxidantes e anandamida (substância que afeta o sistema nervoso causando sensações parecidas com a da maconha). Sabe aquelas sensações que todo o homem reclama quando a mulher fala que chocolate é melhor do que sexo COM ELE?


Então, é por causa dessas substâncias! Mas não há quantidades significativas no chocolate para viciar. Afinal, para comer uma porção significativa dessas substâncias, teria que comer tanto chocolate que antes do efeito, teria uma barriguite.

Momento fica a dica deste blog:



Esse lugar lindo fica em Penedo/RJ, muito legal, muito chocolate

E no próximo episódio dessa saga chocolateira: a fermentação! (mas não só...). Não percam Chocotec II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...