RSS

domingo, 8 de maio de 2011

Boas recordações - Dia 08 de Maio de 1886

90% do meu sangue é formado por...

Ah, como é bom falar de coisas boas e gostosas do mundo! Principalmente quando essa coisa boa e gostosa nasceu de um experimento químico! Eis...



Tã nã... nã nã... nã nã... Tã nã nã nã nã nã nã... nã... nã nã!

Um post histórico marketeiro, afinal a Coca-Cola é um dos cases mais estudados mundialmente

Ah, a Coca-cola, a grande invenção que não seu muito certo, mas no final deu certo. Graças ao senhor John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, que muito curioso, resolveu pesquisar a cura para a dor de cabeça, encontrando um xarope cor de caramelo (ainda vou tentar fazer o mesmo). Logo, em sua farmácia, essa bebida muito especial era vendida aos clientes, mas misturada com água carbonatada e custava apenas $ 0,05. Mas foi Frank Robinson que a batizou de Coca-cola. O dia de hoje, 08 de maio, mas do ano de 1886 foi o nascimento desse elixir. Nota: mesmo ano em que a estátua da Liberdade estava sendo erguida em Nova Iorque.

Anos mais tarde a Coca-cola ganhou uma embalagem especial, a garrafa contour, que até hoje simboliza a marca. Tornou-se marca registrada no centenário do refrigerante, mas quando entrou em circulação no ano de 1916 ganhou o apelido de Mae West, atriz de cinema da época conhecida por sua sensualidade.


Mais incrível foi a sacada internacional do Woodruff, que ficou na frente da empresa durante anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele determina que a Coca-Cola seja vendida a $ 0,05 para todo e qualquer combatente norte-americano onde quer que ele estivesse do mundo. Por causa disse, muitos europeus experimentaram a bebida, e ao final da SGM o propósito de Woodruff de tornar a Coca-Cola um produto ao alcance de todos torna proporções estratosféricas. No pós-guerra a empresa investiu em propagandas sobre estilo de vida feliz e sem preocupações, suas propagandas mostravam casais e famílias.

Sempre “apelona” a empresa em 1971 monta um comercial com jovens cantando “I’d like to buy the world a Coke”, conseguindo em 1978 ser a ÚNICA empresa a ter permissão de vender refrigerantes na China.

Na década de 80, a época do culto ao corpo, veio o terror de todos aqueles que gostam da Coca-Cola original: a Diet-Coke. Na mesma época, a necessidade de reinventar-se era alta, mas a empresa cometeu o que chamam do MAIOR erro de Marketing da história, a tentativa na mudança da formulação da Coca-Cola.

Em 1993 com a campanha “Always Coca-Cola" aparece o urso polar pela primeira vez!

Existem muitos mitos sobre a Coca-Cola principalmente de que ela FAZ MAL. Mas existem tantas variações dela que fica difícil alguém dizer qual faz mal mesmo! (Ah, It’s a joke!) Pena que a maioria dessas não vieram para o Brasil e provavelmente não virão, queria experimentar cada uma delas, mas acredito que, como no marketing fail da década de 80, eu continue a preferir esta vendida no Brasil – que dizem as más línguas é diferente da Classic americana.


E olha que esse são só alguns com o NOME Coca-Cola

Parabéns Coca-Cola, e obrigada por alegrar todas as minhas tardes de pesquisa... E fazer parte da minha vida desde meus seis meses =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...