Ah, como é bom falar de coisas boas e gostosas do mundo! Principalmente quando essa coisa boa e gostosa nasceu de um experimento químico! Eis...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwwlpGJ8xrlNOn0xnPw5sHfmK-MknDVfUKKw06P_FPlveyqGbKLDiF-FTlpRFNN5IGVQYDL9mEenSv-PZQE3VsOHDkVs6fNngN9jBidX3Huw9XvheXMovVwpA9vvpQiVmlmC4C62-95W47/s400/LogoCoke.jpg)
Tã nã... nã nã... nã nã... Tã nã nã nã nã nã nã... nã... nã nã!
Um post histórico marketeiro, afinal a Coca-Cola é um dos cases mais estudados mundialmente
Ah, a Coca-cola, a grande invenção que não seu muito certo, mas no final deu certo. Graças ao senhor John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, que muito curioso, resolveu pesquisar a cura para a dor de cabeça, encontrando um xarope cor de caramelo (ainda vou tentar fazer o mesmo). Logo, em sua farmácia, essa bebida muito especial era vendida aos clientes, mas misturada com água carbonatada e custava apenas $ 0,05. Mas foi Frank Robinson que a batizou de Coca-cola. O dia de hoje, 08 de maio, mas do ano de 1886 foi o nascimento desse elixir. Nota: mesmo ano em que a estátua da Liberdade estava sendo erguida em Nova Iorque.
Anos mais tarde a Coca-cola ganhou uma embalagem especial, a garrafa contour, que até hoje simboliza a marca. Tornou-se marca registrada no centenário do refrigerante, mas quando entrou em circulação no ano de 1916 ganhou o apelido de Mae West, atriz de cinema da época conhecida por sua sensualidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP2Wa_YiGIxs9TKbrcTiIRoKzxvVAJ8ec0_mmMO0aJZsJmkXXjK7elimiA8QxP8ZeW6HdKVHwSjDB_rzWY6d1-L17JJ5O_mGT8IQt-WfmL5bo55fJiZWV5HWdS93n-AdjG17qIOcwCsfs6/s400/MaeWest.jpg)
Mais incrível foi a sacada internacional do Woodruff, que ficou na frente da empresa durante anos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele determina que a Coca-Cola seja vendida a $ 0,05 para todo e qualquer combatente norte-americano onde quer que ele estivesse do mundo. Por causa disse, muitos europeus experimentaram a bebida, e ao final da SGM o propósito de Woodruff de tornar a Coca-Cola um produto ao alcance de todos torna proporções estratosféricas. No pós-guerra a empresa investiu em propagandas sobre estilo de vida feliz e sem preocupações, suas propagandas mostravam casais e famílias.
Sempre “apelona” a empresa em 1971 monta um comercial com jovens cantando “I’d like to buy the world a Coke”, conseguindo em 1978 ser a ÚNICA empresa a ter permissão de vender refrigerantes na China.
Na década de 80, a época do culto ao corpo, veio o terror de todos aqueles que gostam da Coca-Cola original: a Diet-Coke. Na mesma época, a necessidade de reinventar-se era alta, mas a empresa cometeu o que chamam do MAIOR erro de Marketing da história, a tentativa na mudança da formulação da Coca-Cola.
Em 1993 com a campanha “Always Coca-Cola" aparece o urso polar pela primeira vez!
Existem muitos mitos sobre a Coca-Cola principalmente de que ela FAZ MAL. Mas existem tantas variações dela que fica difícil alguém dizer qual faz mal mesmo! (Ah, It’s a joke!) Pena que a maioria dessas não vieram para o Brasil e provavelmente não virão, queria experimentar cada uma delas, mas acredito que, como no marketing fail da década de 80, eu continue a preferir esta vendida no Brasil – que dizem as más línguas é diferente da Classic americana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSzAOw-IDnyE0CJqfq1LURI0MvfYr6-gU87VWpdk-mVn5ZbeM4pNDQmg9XAEUEdaahAwjjscYGP6sV52KTOkN2AMrwGO7_dECuFdxofuL4FI8886PljXyUlxUvBs79ZzE7gA0zfRoIF2Ut/s400/CokeFamily.jpg)
E olha que esse são só alguns com o NOME Coca-Cola
Parabéns Coca-Cola, e obrigada por alegrar todas as minhas tardes de pesquisa... E fazer parte da minha vida desde meus seis meses =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário