RSS

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Integrando os alimentos - Questionamentos questionáveis

”Os alimentos integrais possuem menos calorias que os refinados?”

Não, e gostaria de saber quem foi que inventou isso! Os alimentos integrais possuem as mesmas, se não mais, contagens de carboidratos, lipídios e proteínas, compostos que fazem a diferença no cálculo do valor calórico. O aumento das fibras e cinzas (outros compostos inorgânicos como minerais) só influenciam na funcionalidade do produto. E não gente, alimento nenhum te ajuda a emagrecer ok? Não são compostos milagrosos, logo não adianta querer fazer uma dieta só de alimentos integrais e comer 30 pãezinhos... A lógica é a melhor amiga das pessoas nessas horas.

“Quais nutrientes os alimentos integrais tem de diferente dos refinados?”

As fibras e as cinzas. Temos como conceito de cinzas todos os componentes minerais, logo não orgânicos, que estão presentes nos alimentos, sendo os mais comuns: ferro, fósforo, zinco e afins... Esses compostos, também chamados de micronutrientes, são importantes para o balanceamento dos compostos do corpo, principalmente para manter o sangue “saudável”, sendo alguns indicadores de anemia e outras doenças/distúrbios. As fibras são compostos presentes em pouca quantidade, assim como os minerais, mas que são tidas como reguladoras do sistema digestório, pois balanceiam o bolo... Cocô.

Mesmo os alimentos refinados possuem certos teores desses compostos, porém em menos quantidade, já que estes são localizados em maior quantidade na casca e suas camadas. Logo os alimentos integrais não tem nada de diferente, até porque nasceram da mesma planta, possuem quantidades maiores por possuírem as camadas mais internas da casca.

E para ressaltar: não vejo nenhum “bem” ou “mal” em comer só alimentos integrais, afinal, acredito que cada um tenha que comer o que se sente bem.



That’s all folks!
Espero que tenham gostado dessa coletânea de informações técnicas e mitos sobre alimentos integrais! Até a próxima com mais desse universo magnífico da química na cozinha!!!

4 comentários:

  1. ... Não curti.
    Acho que alimentos podem sim ajudar a perder peso e influenciam na saúde.
    Sobre os alimentos integrais, acredito que podem sim prevenir algumas doenças...sem falar que de acordo com o http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/bai.php a quantidade de calorias é quase a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Curti o howstuffsworks falando sobre integrais. http://www.hsw.uol.com.br/os-beneficios-dos-graos-para-saude.htm

    Dá uma olhada

    ResponderExcluir
  3. Olha você por aqui! Que bom!

    Joseph, o primeiro tópico diz que os alimentos integrais possuem sim as mesmas quantidades calóricas que um alimento não integral! Citando parte do post: "Os alimentos integrais possuem as mesmas, se não mais, contagens de carboidratos, lipídios e proteínas, compostos que fazem a diferença no cálculo do valor calórico."

    A questão de emagrecer depende da pessoa e de como ela é conduzida ao consumo... Comer por comer simplesmente não surte efeito. Fazer uma refeição com 5 pães integrais e ficar horas sem comer e sem tomar água não faz o mínimo sentido. Dependendo da pessoa pode ser um risco: tive relatos de pessoas que comeram coisas integrais por "moda" e como possuem graves problemas de constipação acabaram no hospital, pois fibra sem água acarreta problema. O organismo possui o metabolismo que é uma engenhoca que precisa colocar combustível, se não ele dá tela azul.

    Como o intuito do blog é tirar todas as cismas das pessoas e mostrar que sob todos os termos nutricionais, médicos e afins, temos a química e sua lógica, além do processamento de alimentos e análises físico-químicas, acredito que o post está bem embasado.

    ResponderExcluir
  4. Sobre os links...

    Nada contra, nem a favor, nem sequer conheço os redatores do site, mas perante o processamento dos alimentos há alguns termos equivocados no rgnutri. (logo será esclarecido em mais um episódio de questionamentos questionáveis)

    Sobre o HSW acho complicado transcrevermos algo de outra cultura e outros hábitos alimentares para cá. O brasileiro é bem peculiar quando falamos de comida. Porém, acredito que, se uma pessoa ingerir algo que o organismo dela não está acostumado, pode ter problemas no início. Sempre tem um período de adaptação que envolve muito mais do que a alimentação em si!

    Como sempre e bordão deste blog: "a química explica", e no caso dos integrais, o marketing faz o resto =)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...