RSS

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Época de Páscoa, época de Pessach II

Continuando com o início do Pessach...

O Seder é a refeição cerimonial e cheia de significados do Pessach, durante a celebração é lido o Hagadá , um texto que contém as lembranças da saída do Egito, além das músicas e significados. Geralmente divide-se o Seder nas seguintes partes:


Kadesh (Santificação): Recita-se o kidush (ritual de palavras) sobre o vinho, e bebe-se o primeiro copo. Também recita a benção Shehecheianu, agradecendo a chegada deste dia.

Urchatz (Lavagem): Lava-se as mãos fazendo a água escorrer de um caneco, duas vezes em cada, sempre começando com a direita.

Karpas: Pega-se um pequeno pedaço de karpas (vegetal), e mergulha em água salgada. A analogia da água é para lembrar das lágrimas e do suor que o Povo Judeu tinha durante o longo período de escravidão.

Yachatz (divisão da matzá): Quebra-se a matzá do meio em dois, embrulhando o pedaço maior e separando-o de lado para o Afikoman, uma brincadeira com as crianças, onde elas têm que encontrar esse pedaço escondido pelos adultos ou então negociar um resgate para tê-la.



Maguid (Conto):: Esta é a parte principal do Seder: a discussão sobre a saída do Egito, e o significado do termo cherut (liberdade).

Bebe-se o segundo copo de vinho

Rachatzá (Lavagem): Novamente lava-se as mãos e faz-se a benção, como forma de preparação para comer-se a matzá. Este procedimento é refeito em todas as refeições em que se comer matzá

Motzi Matzá: O chefe da casa levanta os três pedaços de matzá, as duas de cima são quebradas e distribuídas.

Maror (Raíz forte): Come-se a raiz forte, representando a amargura da escravidão dos judeus no Egito, com uma bensão recitada

Korech (Sanduíche): Prepara-se um sanduíche de matzá, maror e charosset – um doce feito com especiarias, que é simbologia ao barro utilizado pelos judeus em seu trabalho de construção no Egito.

Shulchan Orech (A Refeição): Uma refeição festiva é servida.

Tzafon (Comendo o Afikoman): Come-se a matzá que havia sido 'escondida' e encontrada pelas crianças. Essa brincadeira com como objetivo manter as crianças acordadas e atentas até esta parte do Seder, pois sempre ficam ansiosas para negociar a devolução do Afikoman em troca de algum presente dos pais.

Barech (Bircat HaMazon) (Prece após as refeições): Faz-se a prece após as refeições agradecendo por tudo recebido e bebe-se o terceiro copo.

Halel (Salmos): Leitura de salmos.

Nirtza (Ser aceito): Essa é a parte final do Seder, feita com muita música e canções típicas. Antes de irem embora desejam-se a todos o "LeShana HaBa'á B'Ierushalaim" - que no próximo ano estejamos em Jerusalém, reconstruída.

Logo a pós o Barech bebe-se o quarto copo de vinho, porém um quinto copo é preparado e colocado na mesa do Seder para o profeta Eliahu, para anunciar a chegada do Mashiach (Messias).

A porta da casa permanece aberta durante toda a noite do Seder, expressando a fé de que nada de ruim acontecerá e para permitir a entrada do profeta. Outro motivo bem desagradável os fazem manter a porta aberta. Durante a Idade Média, os judeus eram acusados de assassinatos rituais, diziam que eles matavam jovens cristãos e usavam o sangue para fazer matzá. Mantém-se a porta aberta para que a mesa do Seder seja vista por todos sem desconfiança.

Muitos não conhecem e muitos não aceitam tal cerimônia, mas o Pessach é uma festa muito agradável e com muitas comidas deliciosas. Todos sempre são receptivos, é a época da festa dos pães ázimos, a festa da recordação e libertação de um povo; uma tradição milenar. As canções são sempre lindas, é uma época de felicidade e não só de chocolate, como virou a Páscoa na atualidade. Poucos lembram sequer o significado da Páscoa.

Palavras de uma goy que adora muito as festividades dessa época!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...